Um dos grandes ídolos da história do Palmeiras e um dos principais jogadores dessa geração tão vitoriosa do clube, Rony já viveu uma dura fase em sua carreira, sendo suspenso pela FIFA por 4 meses por conta de um imbróglio envolvendo seu ex-clube, o Albirex Niigata, do Japão. O atacante encerrou o empréstimo com o clube e foi acusado de abandono de emprego.
O caso aconteceu em 2017 e por isso, Rony recebeu riversas sanções da Fifa. Em 2018, o jogador chegou a fechar com o Botafogo, mas o clube carioca voltou atrás por conta da situação judicial do jogador. NO mesmo ano, Palmeiras e Corinthians tentaram contratar o jogador, mas o departamento jurídicos dos times alertaram para não contratar.
Após algum tempo, o Athletico-PR contratou o jogador e foi aí que a FIFA aplicou a punição, por conta do acionamento do Albirex cobrando o pagamento de US$ 10 milhões (cerca de 40 milhões de reais na cotação da época). O valor era referente a multa de contratao de três anos que o jogador tinha com o clube japonês.
A situação só foi se resolver mesmo em 2020, quando já contratado pelo Palmeiras, o alviverde conseguiu um recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS) para que o atleta atuasse sem receios de uma nova punição no futuro.
No Palmeiras desde então, Rony alcançou recordes incríveis sendo junto com Dudu e Veiga, os nomes do bicampeonato da Libertadores, da conquista do Brasileirão de 2022, Copa do Brasil de 2020 e outros títulos durante esse período. Com Abel Ferreira, o atacante já atuou por todos os setores do ataque, tanto pelas pontas como também pelo meio.