Nesta sexta-feira (22), a Fifa surpreendeu os torcedores com a lista de indicados ao Prêmio Puskás, do The Best 2023. Entre os 11 concorrentes ao importante reconhecimento, dois nomes são representantes do futebol brasileiro: Bia Zaneratto, em atuação pela Seleção Brasileira Feminina, e Guilherme Madruga, vestindo a camisa do Botafogo-SP.
O nome de Guilherme Madruga não foi uma surpresa aos torcedores do Botafogo-SP, já que para que o gol fosse indicado, foi realizada uma campanha. O tento foi de extremo talento individual, quando proporcionou uma bicicleta de fora da área, sem chances para o goleiro do Novorizontino, que viu a bola o ultrapassar no lance. Na ocasião, a equipe ainda venceu por 1 a 0, pela Série B do Brasileiro.
Além dos dois brasileiros que atraem olhares ao futebol nacional, outros nomes foram indicados para o Prêmios Puskás, como: Álvaro Barreal (FC Cincinnati), Linda Caicedo (Colômbia), Julio Enciso (Brighton), Seong-jin Kang (Coreia do Sul Sub-20), Sam Kerr (Austrália), Brian Lozano (Atlas), Iván Morante (Ibiza), Nuno Santos (Sporting) e Ashkat Tagybergen (Cazaquistão).
Torcedores poderão escolher o melhor gol no site da Fifa
O atual Prêmio Puskás tem como objetivo escolher o gol mais bonito marcado entre 19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto de 2023. Os torcedores espalhados pelo mundo poderão opinar em seus nomes favoritos, no próprio site da Fifa, até o dia 10 de outubro. No entanto, além dos votos, o tento será analisado por um conselho técnico formado por ex-jogadores.
No entanto, ambos os votos terão o mesmo peso na votação. Os nomes escolhidos participarão da cerimônia de premiação do The Best 2023, onde será anunciado o vencedor. A data ainda não foi divulgada aos torcedores. O gol de Bia Zaneratto, escolhido na fase, foi o terceiro do Brasil na vitória diante do Panamá, pela Copa do Mundo Feminina, quando a Seleção Brasileira goleou em 4 a 0.