Fifa surpreende e determina queda da Seleção Brasileira

O novo ranking da Fifa deve vir com mudanças nas primeiras colocações. A Seleção Brasileira, que por mais de um ano se manteve na primeira colocação deve cair para terceiro, sendo ultrapassada por França e Argentina.

A lista atualizada deve ser divulgada pela entidade máxima do futebol no dia 6 de abril. O Brasil deve perder seis pontos em relação a dezembro do ano passado e cair para o 3º lugar com 1834,14. A nova líder será a Argentina, atual campeã da Copa do Mundo e que nos últimos jogos venceu Panamá e Curaçao, com 1840,91 pontos.

Outra equipe que vai superar o Brasil é a França. Com o bom começo nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024 os Bleus atingirão 1838,44 pontos e assim chegam a vice-liderança do ranking da Fifa.

Isso mostra que a derrota da seleção diante de Marrocos por 2 a 1, no único amistoso desta data, foi determinante para a queda. Antes disso, se esperava que o escrete canarinho ficasse em 2º lugar.

Domínio europeu no ranking da Fifa

Ainda que tenha perdido posições, o Brasil, ao da Argentina, seguem como os únicos sul-americanos a figurar no top-10 da lista. Os outros oito representantes são europeus. Nessa atualização, os dez primeiros não se alteraram.

Por fim, a seleção brasileira é a que mais figurou na primeira posição do ranking da Fifa, com um total de 159 vezes. A equipe estava na liderança desde março do ano passado, quando ultrapassou a Bélgica. Foram cinco edições da lista na primeira colocação.

O Brasil volta a jogar agora apenas em junho, quando deve disputar mais dois amistosos. As Eliminatórias para a Copa de 2026 estão previstas para começar em setembro.