Fifa se posiciona sobre erro que atrapalhou o Brasil na Copa

A Copa do Mundo de 2018 foi marcada por ser a primeira com o VAR disponível e com isso uma revolução no futebol foi feita. No entanto, não impediu que erros fossem cometidos durante a competição e no jogo entre Brasil e Suiça, o gol suiço deveria ser invalidado, foi o que assumiu o diretor técnico da FIFA, Marco Van Basten.

“Tive várias discussões com pessoas dentro da Fifa sobre esse assunto nos últimos dias. Acho que precisamos aprender com esse caso. Não acho que o juiz deveria ter dado aquele gol”, disse Marco Van Basten.

O lance em questão foi no gol da Suiça, que foi marcado de cabeça pelo meia Zuber que aproveitou a cobrança de escanteio e marcou o gol de empate. Durante a disputa do lance o jogador suiço empurrou o zagueiro Miranda, impedindo assim que pudesse fazer o corte e assim, saltou livre para balançar as redes.

Brasil e Suiça voltam a se enfrentar em Copa do Mundo

Em 2022, na Copa do Mundo realizada no Catar, o Brasil voltou a enfrentar a seleção europeia e pela primeira vez na história da competição venceu a Suíça, por 1 a 0 com gol de Casemiro. Nas outras duas vezes que as equipes tinham se enfrentado, ficaram no empate. No Mundial da Rússia, citado anteriormente, as equipes ficaram no 1 a 1.

O resultado no Catar garantiu ao Brasil a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo com uma rodada de antecedência. O time brasileiro perdeu para Camarões na terceira rodada. O fim da participação brasileira na competição foi contra a Croácia, quando nos pênaltis foi eliminada após sofrer empate na prorrogação nos minutos finais.