No último domingo (17), a Fifa pegou novamente os torcedores de surpresa e anunciou a criação de um novo torneio. Sendo comparado ao atual modelo de Mundial de Clubes, que está em sua última versão contando com sete clubes, a Copa Intercontinental acontecerá a partir de 2024 e contará com os campeões da Champions, Libertadores, Concacaf, África, Ásia e Oceania.
O Mundial de Clubes que está sendo realizado na atual temporada, contando com o Fluminense como representante do futebol brasileiro, vive seus últimos momentos. A partir de 2025, a competição será realizada com 32 equipes a cada quatro anos. Com isso, pensando em substituir o modelo do torneio, a Fifa confirmou a criação da Copa Intercontinental.
O novo torneio divulgado passa a ser disputado em 2024 e será realizado anualmente, exatamente como o antigo Mundial. Os campeões da Champions, Libertadores, Concacaf, África, Ásia e Oceania buscam a taça enfrentando três fases. O local das disputas ainda não foram definidos, no entanto, a Fifa confirmou a decisão do torneio para o dia 18 de dezembro de 2024.
Fifa define novidade nas redes sociais
O chaveamento da Copa Intercontinental segue da seguinte maneira: FASE 1: campeão da Ásia x campeão da Oceania ou da África (jogo 1), vencedor do jogo 1 x campeão da Oceania ou da África (jogo 2) e campeão da Libertadores x campeão da Concacaf (jogo 3). Na FASE 2: vencedor do jogo 2 x vencedor do jogo 3 (jogo 4) e FASE 3: vencedor do jogo 4 x campeão da Champions.
Na rede social X, antigo Twitter, a Fifa definiu: “A partir de 2024, haverá uma competição anual de clubes da FIFA – a Copa Intercontinental da FIFA. O torneio contará com todos os atuais campeões das principais competições de clubes da confederação e termina com uma final num local neutro entre os vencedores da UEFA Champions League e os vencedores de um “play-off” intercontinental entre clubes de outras confederações”.