O Mundial de Clubes é um dos torneios mais desejados entre os clubes espalhados pelo mundo, e desta vez, quem terá a oportunidade de representar o Brasil é o Fluminense. No perfil oficial da Copa do Mundo, a Fifa recordou as equipes que já levantaram a taça, questionando: “Quem adicionará seu nome à lista dos campeões”. No entanto, acabou não incluindo o Flamengo.
O Flamengo foi campeão mundial em 1981, em decisão contra o Liverpool. Contudo, não consta na publicação da entidade, os títulos da era Intercontinental. Agora, a responsabilidade passa para o Fluminense, que se classificou para o Mundial de Clubes com o título da Copa Libertadores da América de 2023. Assim, a estreia do torneio será nesta terça-feira (12), com um grande duelo.
A partida de abertura será entre Al Ittihad, da Arábia Saudita, e Auckland City, da Nova Zelândia, marcada para às 15h (horário de Brasília). O Fluminense, no entanto, ainda terá um tempo maior de preparação, já que entra em campo pela primeira vez no Mundial de Clubes da FIFA de 2023, apenas na próxima segunda-feira (18). O Tricolor busca um título inédito em sua história.
Flamengo vive jejum negativo na temporada
Diferente do rival carioca, o Flamengo não vive a sua melhor temporada, especialmente por ter encerrado o ano sem nenhum título em mãos. Dentro dos gramados, o rubro-negro acumulava quatro oportunidades de título, mas acabou perdendo até mesmo a Taça Guanabara. No torneio, possuía vantagem, mas acabou sendo derrotado pelo Fluminense.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo encerrou a participação após uma derrota por 1 a 0 para o São Paulo, ocupando a quarta posição. O último ano em que o rubro-negro viveu jejum junto ao torcedor, foi em 2016. Em seguida, já em 2018, enfrentou uma temporada modesta, sem grandes títulos, ficando apenas com a Taça Guanabara.