Fifa estraga horários da Copa Feminina e ninguém consegue decorar a tabela

A Copa do Mundo Feminina 2023 começará no dia 20 de julho, uma quinta-feira, com o duelo entre as donas da casa da Nova Zelândia contra a velha potência Noruega. A partida de abertura está agendada para às 4h e o segundo duelo será entre as também anfitriãs da Austrália contra a Irlanda. Sempre iremos nos referir aos horários conforme o Horário de Brasília.

Acontece que a Fifa dormiu no ponto e marcou as partidas para horários diversos. Não estamos nos referindo ao fuso horário, que por si só faz com que boa parte dos jogos aconteça na madrugada brasileira. Na Copa do Mundo Feminina teremos partidas da primeira fase em horários como: 21h, 22h, 23h, 23h30, 1h30, 2h, 3h, 4h, 4h30, 5h30, 6h30, 7h, 8h, 9h, 9h30.

Enquanto no Catar em 2022 foram agendados quatro jogos por dia na primeira fase, em horários fixos que não mudavam de um dia para o outro, na Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia existem nada menos do que 15 horários de partidas. Serão três partidas por data nas duas primeiras rodadas, excluindo o dia de abertura, alocados dentro dessa janela entre 21h e 9h30 do outro dia.

Essa bagunça proporcionada pela Fifa atrapalha o espectador, que dificilmente conseguirá gravar o horário dos jogos de cada seleção. A organizadora trabalhou para diminuir os problemas e agendou jogos para horários adequados em cada país, os Estados Unidos, por exemplo, vai encarar o Vietnã e terá a revanche da última final com a Holanda em partidas às 22h, o Brasil joga uma vez às 8h e duas às 7h.

Por que existem tantos horários de jogos na Copa do Mundo Feminina?

O Mundial começa no dia 20 de julho e até metade de junho a Fifa não havia conseguido comercializar os direitos de exibição com emissoras da Europa. O problema foi resolvido, mas os horários dos jogos já estavam definidos. Se houvesse maior pressão por parte das TVs, certamente não existiriam 15 horários para jogos, causando uma confusão nos espectadores.

A Copa do Mundo Feminina 2023 será disputada em cinco cidades da Austrália: Sidney, Brisbane, Melbourne, Perth e Adelaide e quatro da Nova Zelândia: Auckland, Wellington, Dunedin e Hamilton. Embora os países fiquem próximos, estas nove cidades possuem quatro fuso horários distintos.

Todos os jogos disputados na Nova Zelândia estão em fuso horário GMT+12, enquanto no Brasil em Brasília é GMT-3, 15 horas atrás da Oceania. Na Austrália, Melbourne, Brisbane e Sidney seguem o fuso GMT+10, portanto 13 horas à frente de Brasília. Em Adelaide, é GMT+9:30, estando adiantado 9h30 em relação ao Brasil e em Perth, GMT+8, ficando somente 11 horas à frente.

Assim, os jogos da Nova Zelândia acontecem num local 4 horas à frente das partidas realizadas em Perth e isso faz com que existam diversos horários para os jogos. A Fifa poderia ter feito um sistema melhor, colocando, por exemplo, os últimos jogos de cada dia em Adelaide e Perth e abrindo com a Nova Zelândia. Assim, seria possível ter menos horários de duelos.

O caos não acontece apenas na primeira fase. As oitavas de finais, com duas partidas por dia, terão jogos às 23h, 2h, 4h30, 5h, 6h, 7h30 e 8h. Nas quartas os duelos serão 22h e 4h30 no primeiro dia e 4h e 7h30, no último dia da fase. Uma semifinal acontece às 5h na Nova Zelândia e outra às 7h, na Austrália. A final será às 7h, na Austrália.

Fuso horário não foi problema na Copa do Mundo de 2018

A Rússia é um país com dimensões continentais, tem quase o dobro de área territorial do que Oceania inteira, por exemplo. A Copa do Mundo de 2018 foi realizada em cidades com quatro fuso horários, igual no torneio da Nova Zelândia e da Austrália. Kaliningrado, Samara e Ecaterimburgo se destacam das demais, que seguiam o mesmo horário. Veja:

  • Kaliningrado: GMT+2
  • Moscou: GMT+3
  • São Petersburgo: GMT+3
  • Cazã: GMT+3
  • Níjni Novgorod: GMT+3
  • Volgogrado: GMT+3
  • Saransk: GMT+3
  • Rostov do Don: GMT+3
  • Sochi: GMT+3
  • Samara: GMT+4
  • Ecaterimburgo: GMT+5

No Mundial da Rússia, os jogos da primeira fase acontiam às 9h, 12h e 15h. Nas quartas e nas oitavas às 11h e 15h, semifinais às 15h, com terceiro lugar às 11h e a final às 12h. Portanto, os 64 jogos da competição foram realizados em quatro horários: 9h, 11h, 12h e 15h, mesmo com quatro fusos. A Fifa não replicou porque não quis.