O árbitro de vídeo (VAR) foi implementado no futebol para diminuir os erros de arbitragem e acabar com as polêmicas. É uma ferramenta que já faz parte do cotidiano do futebol há alguns anos.
Entretanto, os videogames de futebol não acompanharam essa evolução e decidiram excluir o VAR do game. Com o fim da parceria entre FIFA e a empresa desenvolvedora de jogos EA Sports, será que o VAR pode aparecer no mundo virtual?
VAR nos videogames?
Em breve haverá o lançamento de novos jogos de futebol, que buscam ser cada vez mais semelhantes ao que ocorre dentro das quatro linhas de um estádio. A Fifa está desenvolvendo seu próprio jogo, o Fifa 24, enquanto a EA vai lançar o EA SPORTS FC.
Os vídeogames são programados para reproduzir o futebol de maneira correta, ou seja, o game sabe quando a bola saiu ou um jogador está impedido. Com isso, questiona-se como o jogo será capaz de apresentar um lance polêmico.
Este é o desafio dos programadores: inserir um código no jogo de modo que, em alguns momentos, a própria lógica da programação seja ignorada. Em outras palavras, é fazer com que tenha lances polêmicos durante as partidas.
Dessa forma, o árbitro de vídeo poderia ser incluído para corrigir o erro e, em termos técnicos, “consertar a lógica do jogo”. Ainda há outras discussões sobre como acionar o recurso e em quais modos de jogo ele poderia aparecer.
Até o momento, nenhum FIFA teve a presença do VAR em suas edições. A edição 23 até introduziu novos modos de jogo para os players se divertirem, como partida sem faltas ou impedimentos.
Apesar de fazer parte da realidade do futebol mundial e uma mudança que “veio pra ficar”, o VAR ainda não foi retratado nos videogames que cada vez mais simulam a realidade das partidas de futebol.