O presidente da Fifa, Gianni Infantino, confirmou nesta sexta, em entrevista coletiva, no Catar, o novo formato do Mundial de Clubes e ainda revelou quando o torneio será disputado.
De acordo com o mandatário, o Mundial acontecerá de quatro em quatro anos, com a primeira edição sendo realizada em 2025. Já a sede do novo campeonato ainda não foi definida.
Segundo palavras do próprio presidente, será como a Copa do Mundo de seleções. Ao todo 32 times vão participar da competição, mas ainda existe uma questão importante sem definição, o número de participantes por continente.
Segundo apuração do site ge, a Uefa quer o continente europeu com direito a 12 vagas, inclusive uma condição apresentada pela entidade para apoiar a competição, caso esse número de vagas seja confirmada para os clubes do velho continente, a possibilidade de título para os clubes sul-americanos, inclusive brasileiros, diminuiria com a dificuldade do torneio sendo maior.
Dirigente confirma Mundial de Clubes feminino
Infantino não parou apenas nas informações sobre o mundial masculino. O futebol feminino também terá um mundial, segundo palavras do presidente. Mas os detalhes sobre formato, número de participantes e data, ainda serão definidos.
Mesmo sem anunciar o local do novo mundial masculino, a expectativa é que o campeonato seja realizado na América do Norte, como evento-teste para a Copa do Mundo que será realizada no ano seguinte. Essa será a segunda tentativa de um mundial com versão estendida, a primeira edição aconteceria em 2021, com 24 clubes, mas a pandemia da Covid-19 frustrou os planos da Fifa.