A Fifa anunciou, na última quarta-feira (4), que Portugal, Espanha e Marrocos serão sedes da Copa do Mundo de 2030. Os jogos de abertura acontecem no Uruguai, Argentina e Paraguai e o restante da competição, na Europa e África.
“Em 2030, a Copa do Mundo da FIFA unirá três continentes e seis países, convidando o mundo inteiro a participar da celebração do futebol, do centenário e da própria Copa. O conselho da Fifa concordou por unanimidade que a única candidatura será a combinada de Marrocos, Portugal e Espanha”, publicou a entidade por meio de um comunicado.
Ainda em nota, a Fifa confirmou a abertura da competição para o continente sul-americano. A informação havia sido publicada primeiramente por Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
“Tendo em conta o contexto histórico da primeira Copa do Mundo, o Conselho concordou, ainda por unanimidade, em sediar uma cerimônia única de celebração do centenário do torneio no Uruguai, onde foi realizada a primeira Copa. Serão três partidas em Uruguai, Argentina e Paraguai, uma em cada país”, comunicou.
O presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino também se manifestou a respeito da decisão em ter uma Copa do Mundo em três continentes: “Em 2030, teremos uma presença global única, três continentes — África, Europa e América do Sul — e seis países – Argentina, Marrocos, Paraguai, Portugal, Espanha e Uruguai —, acolhendo e unindo o mundo enquanto celebramos juntos o futebol, o centenário e a Copa do Mundo”, disse.
Por fim, a ideia da Fifa é levar a Copa do Mundo de 2034 para Ásia ou Oceania. A Arábia Saudita aparece como uma das principais interessadas em lançar uma candidatura.
Copa em Portugal, mas sem Cristiano Ronaldo
O astro português não vai estar presente na Copa do Mundo de 2030. Atualmente com 38 anos, o atleta terá 45 anos em 2030, ou seja, uma idade onde é impossível praticar o futebol com a intensidade do torneio.
Por fim, a grande expectativa é que a última Copa de CR7 seja mesmo a de 2026, quando terá seus 41 anos. A competição acontece nos Estados Unidos, Canadá e México.