Você se lembra da Copa Toyota? Conhecida pelos brasileiros como Mundial de Clubes, o torneio organizado pela Fifa sempre gerou muita polêmica exatamente por conta desse “apelido”. Afinal de contas, é Mundial ou não? A entidade máxima do futebol não se preocupou em responder essa pergunta, mas anunciou na segunda-feira (27) que deve voltar com a chamada Taça Intercontintal.
A Fifa revelou que fechou acordo com a Associação dos Clubes Europeus (ECA) e a Uefa para adesão dos times europeus ao novo calendário internacional de jogos a partir de 2025. Além disso, também foi aprovada a criação do novo torneio mundial, que lembrará a extinta Copa Intercontinental (conhecida também como Copa Toyota).
O torneio terá os campeões das principais competições continentais, como Uefa Champions League e Conmebol Libertadores. A competição terá sua final disputada em um campo neutro ainda a ser definido pela Fifa. A grande final será entre o campeão da Uefa Champions League e o vencedor de um playoff intercontinental entre as outras Confederações.
A Fifa, porém, ainda não deu detalhes de onde o mini-torneio será sediado, e nem as possíveis datas. O nome do certame também não foi revelado. Por fim, a entidade máxima do futebol ainda anunciou que também criará em breve o Mundial de Clubes feminino, mas ainda não deu mais detalhes da competição. Só se sabe que deve acontecer em 2024 e depois em 2026, já que 2025 é o ano do super mundial, outra novidade anunciada recentemente pela Fifa.
Diferença entre Mundial de Clubes e Copa Intercontinental
A maior diferença entre o Mundial de Clubes e a Copa Intercontinental é pela organização dos torneios. Enquanto a Copa Intercontinental era disputada apenas entre o campeão continental da América do Sul e da Europa, sem a participação da Fifa, mas pelas pelas federações participantes, o Mundial é comandado pela entidade.
O que era Copa Intercontinental (Copa Toyota)?
Criada em 1960, a competição tinha o intuito de colocar frente a frente os campeões da Libertadores e da Copa dos Campeões (atual Liga dos Campeões), principais competições continentais da América do Sul e da Europa. Era chamada oficialmente de Copa Europeia/Sul-Americana.
A partir de 1980, a competição foi disputada em uma única partida realizada no Japão e passou a se chamar Copa Toyota ou Taça Toyota. A competição foi extinta em 2004 e, desde o ano seguinte, foi disputada apenas a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, disputada oficialmente a partir de 2000.
Em 27 de outubro de 2017, o Conselho da Fifa passou a reconhecer os títulos da Copa Intercontinental como títulos mundiais de clubes, mas sem promover a unificação estatística com a atual Copa do Mundo de Clubes.