FIFA bate o martelo e libera benefício especial a Flamengo, Palmeiras e Cuiabá

Entre as novidades do futebol mundial, a FIFA compartilhou uma importante notícia e autorizou um acessório que torna as chuteiras inteligentes, nos jogos do esporte. Projetada por uma marca britânica de tecnologia, a cinta é responsável por acompanhar a performance dos membros inferiores dos atletas, e recebeu a certificação relativa a Sistemas de Rastreamento e Performance Eletrônica.

A EPTS faz parte do Programa de Qualidade da Fifa. O reconhecimento chegou à empresa britânica após ter sido aprovado pela International Board, órgão responsável por regular o esporte. O acessório de tamanha tecnologia foi desenvolvido ainda em 2019, e fica ligado às chuteiras dos jogadores, visando o monitoramento da performance física e técnica.

Além disso, os números são precisos e podem incluir dados como tempo na bola, equilíbrio, agilidade no chute, velocidade, distância percorrida, aceleração e mudanças de direção. “Ao contrário dos vestíveis nas costas, esse produto permite análises mais abrangentes sobre desempenho e disciplinas médicas devido à posição na chuteira a qual gera dados sobre os membros inferiores”, revela a FIFA.

FIFA revela importante opção econômica para as equipes

Além disso, é visto como uma opção positiva na parte econômica, pensando na evolução das equipes, que terão dados importantes sobre os atletas. “Se mostra promissor como uma alternativa econômica para a coleta de dados individuais e coletiva, além de simplificar a análise, assim contribuindo para disponibilizar tecnologias de rastreamento em mais níveis do futebol”, prosseguiu a entidade.

A empresa que ficou conhecida pela realização do acessório, já realizou parceria com mais de 200 clubes espalhados pelo mundo, como exemplo: Manchester City, Benfica e Los Angeles Galaxy. O “benefício” será extremamente útil no futebol brasileiro, especialmente pela quantidade de jogos enfrentado pelos atletas, uma carga que necessita ser analisada.