A Fifa anunciou nesta segunda-feira (22) que jogadores e técnicos podem suspender unilateralmente seus contratos com clubes da Rússia e da Ucrânia até junho de 2024. Antes, o vínculo só poderia ser suspenso até junho deste ano.
Essa cláusula não permite que atletas e treinadores que assinaram contrato ou renovaram com clubes da Rússia ou Ucrânia depois do dia 7 de março de 2022 utilizem a regra.
Situação dos clubes brasileiros
Com a extensão do período de suspensão, alguns clubes brasileiros podem se beneficiar da nova regra. São os casos de Internacional e Atlético Mineiro.
O zagueiro Vitão, do Inter, pode estender a suspensão do seu contrato e ficar mais uma temporada no Colorado. Já no Galo, a mesma situação se aplica ao meia Pedrinho.
Os jogadores devem comunicar a decisão de estender a suspensão do contrato até o dia 1º de julho de 2023. Assim, podem ficar até 2024 no futebol brasileiro. Essa cláusula não se aplica, por exemplo, ao volante Maycon, do Corinthians, que está emprestado até o fim deste ano.
A Fifa ainda ressaltou que continua monitorando a situação da Ucrânia e que a regulamentação pode sofrer alterações caso a entidade julgue necessário.
O Galo entra em campo na próxima terça-feira (23) para encarar o Athletico Paranaense pela Libertadores. O jogo será no Mineirão às 19h (horário de Brasília).
Já o Colorado joga na quinta-feira (25) contra o Metropolitanos-VEN, fora de casa, também pela Libertadores. A partida começará às 21h (horário de Brasília).