A FIFA anunciou hoje a sanção de três anos imposta a Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), devido a um incidente em que deu um beijo não consentido à jogadora Jenni Hermoso após a conquista da Copa do Mundo Feminina de 2023, na Austrália. O comitê disciplinar da entidade máxima do futebol aplicou a penalidade ao dirigente espanhol com base no artigo 13º de seu código de conduta.
Segundo esse artigo, qualquer pessoa que prejudique a dignidade ou a integridade de um país, indivíduo ou grupo de pessoas, por meio de palavras ou ações depreciativas, discriminatórias ou vexatórias, relacionadas a raça, cor da pele, origem étnica ou qualquer outro motivo, será punida com suspensão mínima de dez jogos ou por um período determinado, ou por outras medidas disciplinares apropriadas.
Essa decisão ocorre após a FIFA ter aplicado anteriormente uma suspensão provisória de 90 dias a Rubiales, impedindo-o de participar de qualquer atividade relacionada ao futebol, tanto em nível nacional quanto internacional, em decorrência do episódio controverso.