A Copa de 2002 foi uma das grandes conquistas da história do Brasil, sendo a primeira e única equipe a se tornar pentacmapeã mundial. No entanto, nas oitavas de final da campanha do título, contra a Bélgica, o rumo do jogo poderia ser completamente diferente, já que o gol anulado na primeira etapa deveria ser legal, e o capitão belga Marc Wilmots, falou sobre a atuação do árbitro que admitiu o erro.
“Mas aí já era tarde. Fiquei satisfeito porque ele foi sincero e lamentou o erro. Assim é o futebol, agora não adianta reclamar. Mas que é chato sair dessa forma é. Em nenhum momento, fizemos insinuação alguma, porque não acredito nisso. Ele [juiz” errou, pois todos nós erramos. Só lamento que tenha sido contra a Bélgica”, disse Marc Wilmots.
O lance aconteceu em um cruzamento belga para a área brasileira, quando Marc fez de cabeça, mas o árbitro jamaicano Peter Prendergast deu falta do atacante no zagueiro Roque Júnior, o que levou muita revolta do time belga.
Essa foi a última conquista de Copa do Mundo do Brasil, e desde então, a Seleção Canarinha acumulou vexames e vergonhas nas últimas edições do mundial. Em 2006, o Brasil chegou como franco favorito para a conquista com o quarteto fantástico de Kaká, Ronaldo, Ronaldinho e Adriano, todos no auge da carreira, além de outros tantos grandes nomes.
Em 2010, a Seleção não tinha grandes nomes, mas chegou nas quartas de finais, caindo para a Holanda, em uma terrível partida com muitos erros individuais de Felipe Melo, que acabou expulso, e Julio César. Em 2014, a catástrofe do 7 a 1 contra a Alemanha dentro do território brasileiro assola até hoje cada torcedor.
Em 2018 e 2022, sob o comando de Tite, o Brasil chegou como favorito para a conquista da Taça, mas nas duas oportunidades caiu para zebras da competição, Bélgica e Croácia. Em ambas as partidas o time brasileiro foi melhor, mas não conseguiu marcar e acabou sendo eliminado em lances fatais.