Em uma recente entrevista concedida ao periódico ‘La Vanguardia’, o presidente do FC Barcelona, Joan Laporta, discutiu sobre a atual situação do clube e a remodelação do Spotify Camp Nou, dentro do projeto Espai Barça. Laporta abordou tanto os desafios como as estratégias para o próximo ano.
“O próximo ano não será fácil. Vamos nos transferir para um estádio com metade da capacidade do Camp Nou. Isso gerará uma redução na receita, mas estamos trabalhando para compensar isso, buscando mais patrocinadores. Já temos 95% do orçamento para o próximo ano coberto por patrocínios e seremos capazes de gerar mais receita”, disse Laporta durante a entrevista.
O que podemos esperar do novo Camp Nou?
O Spotify Camp Nou deverá reabrir em novembro de 2024, com 70% de sua capacidade total, coincidindo com a comemoração do 125º aniversário do clube. O museu do clube, o FCB Botiga, e a maioria dos assentos VIP também serão reabertos ao público.
Até o momento, apenas 15.000 sócios pediram seu passe de temporada para assistir aos jogos da equipe principal de futebol masculino no Estadi Olímpic Lluís Companys de Montjuïc, de um total de 27.000 reservados para eles. Apesar disso, Laporta se mostra otimista: “Acredito que alcançaremos os 27.000”.
Impacto econômico de possíveis atrasos na conclusão da remodelação
Além disso, Laporta alertou que qualquer atraso nos prazos estimados teria consequências econômicas para a Limak, empresa responsável pela construção. Nesse sentido, o pior cenário seria uma multa de “um milhão de euros por dia de atraso”. No entanto, o presidente está confiante de que isso não acontecerá, referindo que a empresa “trabalha a um ritmo muito bom e sempre cumpre os prazos de suas obras”.
Por fim, Laporta mostrou-se seguro na possibilidade de reduzir o valor orçado para a remodelação do Spotify Camp Nou. Acreditando que possa até cair para 930 milhões de euros se tudo correr bem. Também mencionou que o custo para a renovação do Palau não chegará a 200 milhões de euros.