Na noite desta terça-feira (5), Zé Ricardo foi anunciado como novo comandante do Cruzeiro. O treinador de 52 anos assinou um contrato até dezembro de 2024 com a Raposa, e de acordo com o jornalista Jorge Nicola, ele terá um dos menores salários entre os técnicos da Série A do Campeonato Brasileiro.
Zé Ricardo deve receber apenas R$ 180 mil mensais, tendo o 3º menor salário entre os treinadores do Brasileirão. Ele fica na frente apenas de Wesley Carvalho, do Athletico Paranaense, e Thiago Kosloski, do Coritiba – vale ressaltar que ambos eram interinos e foram promovidos recentemente ao cargo de treinadores principais das respectivas equipes.
Em sua comissão, Zé Ricardo trouxe o auxiliar Kléber dos Santos e o preparador Fábio Eiras – no total, os três profissionais irão custar R$ 250 mil mensais ao clube celeste.
Vale lembrar que, a multa rescisória de Zé Ricardo é válida apenas até novembro. Ou seja, se o Cruzeiro desejar demití-lo em dezembro, após o fim do Campeonato Brasileiro, o clube mineiro não precisará pagar nada.
O último trabalho de Zé Ricardo foi no Shimisu Z-Pulse, do Japão. O treinador foi dispensado do clube após ser rebaixado para a segunda divisão do torneio local. Em 28 partidas no comando do Shimisu, Zé Ricardo venceu apenas 6 partidas.
Antes de fechar com Zé Ricardo, a cúpula do Cruzeiro conversou com outros sete treinadores. De acordo com o jornalista Jorge Nicola, os nomes consultados foram: Diego Alonso, Gabriel Milito, Maurício Barbieri, Roger Machado, Rogério Ceni e Odair Hellmann.
A ideia de Ronaldo era fechar com um treinador apenas até o fim da disputa do Campeonato Brasileiro; ou seja, por três meses. Nenhum dos técnicos citados acima concordaram com a oferta vantajosa – desta forma, a única opção restante foi Zé Ricardo.