Recém rebaixado para a Série B, o América-MG está prestes a anunciar a contratação de um novo executivo para o setor de futebol, e tudo indica que será o ex-goleiro Fernando Prass. O ex-goleiro já esteve em Belo Horizonte, visitou a sede do clube e também o CT Lanna Drumond nesta semana.
Essa será a primeira experiência de Prass como dirigente após encerrar sua carreira como jogador em 2020. O gaúcho, além de sua vasta experiência nos gramados, também possui uma formação sólida em gestão. O ex-arqueiro ealizou cursos na Universidade do Futebol e na Fundação Getúlio Vargas, além de possuir bacharelado em Administração pela Faculdade das Américas, de São Paulo.
Prass buscou conhecimento internacional ao visitar o Lyon-FRA e o Real Valladolid-ESP para compreender o funcionamento da gestão desses clubes. Ademais, fez estágio no Palmeiras, onde percorreu todas as áreas do clube, desde o time jurídico até o departamento de marketing.
Sua carreira como jogador inclui passagens por clubes como Grêmio, Francana, Vila Nova, Coritiba, União de Leiria (Portugal), Vasco da Gama, Palmeiras e Ceará, onde encerrou sua trajetória conquistando a Copa do Nordeste em 2020. No Palmeiras, ganhou destaque ao vencer a Série B (2013), a Copa do Brasil (2015) e o Brasileirão (2016 e 2018).
Ainda não foi definido qual será o papel exato de Prass no América, pois o departamento de futebol do clube atualmente está sob a supervisão de Fred Cascardo, diretor desde 2019. As decisões relacionadas ao rumo do futebol do América também envolvem outros personagens, como Marcus Salum, presidente da SAF do América, Euler Araújo, membro do Conselho de Administração, e Alencar da Silveira Júnior, presidente do clube.