Fernando Alonso confirma data para aposentadoria da Fórmula 1
Piloto mais experiente do atual grid e um dos mais vitoriosos da história da Fórmula 1, o espanhol Fernando Alonso está bem próximo de se aposentar em definitivo. E quem deu a declaração foi o próprio piloto da Aston Martin. Aos 43 anos, o bicampeão da categoria tem planos de disputar as próximas duas temporadas e se retirar da categoria.
Em participação no podcast ‘Chequered Flag’, Alonso deu detalhes sobre sua provável aposentadoria em 2026. “As expectativas para 2026 serão altas porque estamos entrando em um período de mudanças, teremos um carro projetado por Adrian Newey. Provavelmente será minha última temporada na F1 porque meu contrato termina no final de 2026. Portanto, farei o meu melhor”, iniciou.
Vencedor de 32 GPs, o espanhol já visava uma aposentadoria ao final de 2025. No entanto, ele assinou uma extensão de contrato com a equipe britânica, que tem planos ambiciosos para 2026 por conta da contratação de Adrian Newey, engenheiro que já trabalhou na RBR, além de assinar com a Honda, que também fornece motores para a Red Bull.
Carreira de Alonso na Fórmula 1
Seu primeiro contato com as pistas da categoria foi em 2001, quando se tornou piloto de testes da extinta Minardi. Dois anos depois, foi para a Renault e logo conquistou um grande feito: se tornara o piloto mais jovem a conquistar uma pole position, com apenas vinte um anos, sete meses e vinte e dois dias.
Em 2005 e 2006, conquistou seus dois títulos na categoria, e no ano seguinte acabou surpreendendo muita gente. Isso porque Alonso acertou com a McLaren, para ser companheiro de equipe de Lewis Hamilton. Sua passagem pela escuderia duraria apenas uma temporada, e ele acabou voltando para a Renault por mais dois anos.
Em 2010, transferiu-se para a Ferrari, permanecendo cinco anos na equipe italiana. Voltou para a McLaren em 2015 e, em 2018, se retirou da Fórmula 1. Em 2021, regressou à categoria para correr na Alpine e, desde 2023, é piloto da Aston Martin.