A poucas rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, os torcedores paulistas já conhecem como será o Paulistão 2023. O sorteio da competição foi realizado na última terça-feira, 1º de novembro, no Pavilhão do Pacaembu, em São Paulo. Na ocasião, a Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu o modo de disputa e dos grupos, além da premiação milionária que dará R$ 5 milhões ao grande vencedor da disputa. O Campeonato Paulista terá início no dia de 15 de janeiro e encerramento em 9 de abril.
“Sabemos que nosso Paulistão é um dos estaduais mais importantes do país, por isso estamos tentando inovar a cada ano mais. Nesta próxima temporada, o prêmio ao campeão será ainda maior, R$ 5 milhões. Nossa expectativa é a melhor possível. Teremos grandes jogos e um campeonato excelente”, projetou o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.
A fórmula de disputa do Paulistão 2023 foi definida pela FPF em conjunto com os clubes. Com isso ficou mantida a fórmula de disputa dos anos anteriores, com 16 clubes divididos em quatro grupos de quatro, classificando os dois melhores de cada chave para as quartas de final. Os dois últimos na classificação geral serão rebaixados. Os duelos das quartas de final e semifinal serão definidos em jogo único. Apenas a decisão será disputada em partidas de ida e volta.
Ídolos dos clubes paulistas estiveram presentes à cerimônia
Como já é de praxe, o evento de lançamento do Paulistão contou com a presença de ídolos dos principais clubes paulistas. Vampeta representou o Corinthians; Amoroso foi o nome do São Paulo; Ricardo Oliveira esteve pelo Santos; e Mauro Silva, vice-presidente da Federação Paulista, substituiu Zé Roberto, que não pôde comparecer, como representante do Palmeiras.
Veja como ficaram os grupos:
GRUPO A:
Santos
Botafogo-SP
Inter de Limeira
Red Bull Bragantino
GRUPO B:
São Paulo
Água Santa
Guarani
Mirassol
GRUPO C:
Corinthains
Ferroviária
Ituano
São Bento
GRUPO D:
Palmeiras
Portuguesa
Santo André
São Bernardo