As eleições da Argentina estão pegando fogo e um dos candidatos à presidência, Javier Milei, já usou suas redes sociais para comparar Maradona e o Rei Pelé. No entanto, o que impressiona é que mesmo argentino, o político exaltou o brasileiro e zombou do craque argentino.
As publicações foram fietas em 2016, quando Milei trouxe uma tabela comparando diversos números dos dois atletas, como gols, títulos, Copas do Mundo, mas também colocou algumas categorias para ironizar Maradona como “gols feitos com a mão”, “beijos em homens na boca”, “forma física”, “overdose” e “inalação”, que aqui pode ser entendida como uso de drogas.
Vale ressaltar que Milei, da coalização de direita La Libertad Avanza, é o candidato que venceu as prévias das eleições da Argentina tendo o maior percentual de votos nas Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias. Ele ficou com 30,04% dos votos. Em seguida, aparecem Massa, com 21,4%, e Bullrich, com 16,98%.
Pelé x Maradona
A comparação entre Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, e Maradona perdura por muito tempo, desde a aposentadoria do argentino.
Pelé é o jogador que que mais conquistou Copas do Mundo na história, tendo vencido pela Seleção Brasileira, os Mundiais de 1958 (Suécia), 1962 (Chile) e 1970 (México). O argentino Maradona, por sua vez, só conseguiu vencer uma Copa do Mundo, recheada de polêmicas em 1986, que também foi disputada no México.
Por clubes a comparação é mais difícil por conta da diferença de geração entre eles, Enquanto Pelé jogou pelo Santos praticamente por toda sua carreira com curta passagem no New York Cosmos, dos Estados Unidos no fim da carreira,Maradona jogou pelo Napoli, Barcelona e Sevilla. Em seu país natal, defendeu Boca Juniors, Argentinos Juniors e Newell’s Old Boys.