A Federação Australiana de Futebol anunciou a sua desistência em sediar a Copa do Mundo FIFA de 2034. Esta decisão acaba por fortalecer a candidatura da Arábia Saudita, que é tida como a favorita para o evento.
“Avaliamos a possibilidade de nos candidatarmos para sediar a Copa do Mundo FIFA e, após considerar todos os fatores, decidimos não o fazer para a competição de 2034”, revelou a Federação Australiana através de um comunicado.
Com a desistência da Austrália, os ânimos se elevam em torno da candidatura da Arábia Saudita. A candidatura saudita ganhou mais força, dado o princípio de rotação estabelecido pela FIFA, que limitou as candidaturas para a edição de 2034 da Copa do Mundo às confederações da Ásia e Oceania.
Quem são os outros possíveis candidatos?
Outros interessados na sede da competição surgem no horizonte, mas nenhuma confirmação oficial é dada. A Federação de Futebol da Indonésia, por exemplo, inicialmente anunciou que estava avaliando uma candidatura conjunta com a Austrália, mas depois decidiu apoiar a candidatura saudita.
Após a atribuição da sede da Copa do Mundo 2030 a Espanha, Marrocos e Portugal, a expectativa agora se concentra no anfitrião da competição em 2034. Com a desistência da Austrália, a Arábia Saudita sai na frente, mas a decisão final somente será confirmada pela FIFA nos próximos anos.