Um dos grandes males dos últimos anos fez mais um grande estrago, o “vape”, como é conhecido o cigarro eletrônico foi o responsável pelo susto que Sean Tobin, lutador de MMA amador, teve. O atleta precisou ser submetido a uma cirurgia de risco para retirada de parte do pulmão direito que estava completamente destruído pelo uso excessivo do cigarro.
O jovem de apenas 20 anos, contou que no início acreditou que as dores não passavem de simples dores musculares, mas com a situação piorando, procurou um atendimento de emergência, que constatou que seu pulmão direito estava apresentando sinais de que chegara ao limite. Sean ainda fez um apelo para que as pessoas tomassem de exemplo seu caso e que parem de usar o “vape”.
“Pare de usar vape, irmão. Por favor, eu lhe imploro. Todos pensam que não pode acontecer consigo, e eu me incluo, até que aconteça. Então, por favor, parem! Esta é uma das experiências mais dolorosas que já tive. (…) Tenho um tubo no peito para que o meu pulmão não colapse novamente. Sou um atleta, treino arduamente 4-7 dias por semana e o meu pulmão colapsou com uso de vape”, completou Sean.
“O vape me levou à experiência mais dolorosa da minha vida. Passei dois anos precisando de ajuda para conseguir respirar e tenho, até hoje, um tubo no meu peito para impedir que meu pulmão volte a colapsar. Pensava que nunca algo assim aconteceria comigo, pois sempre fui saudável. Podia ser com qualquer um, a única forma de evitar é deixar o vape”, completou.
Ainda segundo o lutador, o uso do cigarro eletrônico começou cedo em sua vida, quando ainda tinha 15 anos em 2018 e desde então, virou um costume do atleta em sua rontina diária e só era interrompido quando, enfim, ia dormir.