No dia de 7 de julho de 2023, o Comitê de Competição da Federação de Futebol confirmou a multa e a penalidade que o clube Espanyol de Barcelona deve pagar devido ao incidente de invasão de campo que aconteceu em 14 de maio, após um derby contra o Barcelona no RCDE Stadium.
O comitê concordou em “punir o RCD Espanyol de Barcelona, SAD, por uma infração do artigo 69.1.c) e d), em relação ao artigo 15 do Código Disciplinário da RFEF, com uma sanção de realizar dois jogos com portões fechados e também com uma multa de 25.000 euros pelas alegações feitas”, conforme afirmado na resolução de sexta-feira.
A invasão de campo ocorreu durante a celebração dos jogadores do Barcelona após a conquista do título da Liga com uma vitória de 2-4, deixando o Espanyol com poucas chances de manter a categoria na Primeira divisão. O clube Espanyol tem agora dez dias úteis, a partir desta sexta-feira, para recorrer ao Comitê de Apelação.
Quais foram as demais sanções impostas ao Espanyol?
Além da multa pesada e dos jogos a serem realizados com portões fechados, o Comitê de Competição também repreendeu o Espanyol por sua ineficácia em prevenir ou reagir a incidentes desse tipo. “Essas medidas, à luz dos repetidos processos dos quais o Espanyol de Barcelona, SAD, foi alvo apenas nesta temporada, não estão provando ser eficazes ou suficientes. Fatos similares se repetiram e se agravaram ao longo da mesma”, afirmou o comitê em seu comunicado.
A invasão foi protagonizada por cerca de 150 indivíduos. Apesar do aumento no dispositivo de segurança privado feito pelo Espanyol, de 107 para 167 guardas de segurança e de 390 para 460 assistentes de segurança, a invasão ainda ocorreu. O jogo havia sido classificado como de alto risco, o que deveria ter resultado em medidas de segurança mais rígidas.