O América-RN tem uma das grandes e mais famosas torcidas do Nordeste e já fez parte por algum tempo da elite do futebol brasileiro. Hoje no entanto, o clube vive uma crise institucional e está na Série C do Brasileirão na zona de rabaixamente. Por conta da má fase do clube, os torcedores impacientes entraram em conflito contra a torcida do Paysandy e foi punida com 10 jogos.
O tumulto aconteceu na Arena das Dunas com um “princípio de confusão”, segundo relatado na súmula da arbitragem. O jogo precisou ser parado pela briga entre as torcidas do América-RN e Paysandu. Com isso, o clube foi acionado na Justiça e recebeu uma punição de 10 jogos sem torcida, conforme informou o promotor Luiz Eduardo Marinho Costa.
“Considerando a reiteração na afronta às normas legais, e tendo em visto o disposto no TAC das Torcidas, solicito que a FNF baixe ato administrativo comunicando a quem de interesse, inclusive às demais federações, que a TMV está proibida de ingressar nos estádios de futebol do país em dias de jogos do clube América ou times aliados, como mandante ou visitante, durante 10 (dez) partidas”, comunicou o promotor de justiça.
O América de Natal hoje é 18º colocado da Série C e não vem apresentando um bom futebol o que torna difícil a possível classificação do clube de Natal para a fase final. Por isso, caso o time não tenha mais agenda nesta temporada antes de cumprir a pena, a punição deve se estender para a próxima temporada.