Nos últimos anos, o futebol brasileiro tem se destacado pela alta qualidade dos goleiros nos principais clubes do Brasileirão. Em 2023, os maiores destaques ficaram para Weverton, campeão Brasileiro com o Palmeiras, Fábio, campeão da Copa Libertadores com o Fluminense, e Rafael, vencedor da Copa do Brasil com o São Paulo. No entanto, Gatito Fernandes chama a atenção nas penalidades.
O goleiro esteve na campanha do Botafogo no ano anterior, e por pouco não esteve na vaga de Weverton, como campeão Brasileiro. O clube garantia grande vantagem na primeira posição, se distanciou dos adversários, mas acabou com uma queda de rendimento evidente, encerrando a participação no torneio na quinta posição. Ainda assim, os números do atleta impressionam.
Mesmo os clubes mais modestos, como o Goiás, contam com nomes de peso na defesa, como Tadeu, que passou por diversas especulações para deixar o clube, sendo um dos alvos do Santos. No entanto, de maneira surpreendente, nomes como: Cássio, do Corinthians, e Weverton, do Palmeiras, não estão entre os principais defensores de pênaltis do Brasil, de acordo com pesquisa do portal ‘Globo Esporte’.
Fábio acumula destaque no esporte nacional
Ainda na pesquisa, a primeira posição fica justamente para Gatito Fernández, do Botafogo, seguido por nomes conhecidos como Everson, Bento, Rossi e Rafael Cabral. A lista completa se desdobra em: 1- Gatito Fernández, 2- Felipe Alves, 3- Andrei, 4- Rafael Cabral, 5- Adriel, 6- Everson, 7- Fábio, 8- João Ricardo, 9- Bento e 10- Rossi, Mateus Pasinato e Gustavo.
Para a temporada de 2024, fica a expectativa sobre os destaques em relação às cobranças de pênalti. Mesmo entre comparações, Fábio é um atleta multicampeão, que tem marcado seu nome na história do Fluminense, assim como fez no Cruzeiro. O clube carioca conquistou pela primeira vez a Copa Libertadores da América junto ao jogador, em confronto contra o Boca Juniors.