A vantagem do DRS (Sistema de Redução de Arrasto) da Red Bull parecer estar ligada à natureza de cada circuito em que ocorrem as corridas de Formula 1. O DRS mostra-se menos eficaz em pistas que demandam maior carga aerodinâmica, como as de traçados mais fechados. No entanto, em um circuito como Spa-Francorchamps, na Bélgica, os números são simplesmente impressionantes.
Para entendermos melhor, tomemos como exemplo a última etapa ocorrida em Spa-Francorchamps. O piloto Lewis Hamilton ganhou 13,2km/h com a asa aberta, enquanto Max Verstappen e Sergio Perez, ambos da Red Bull, ganharam substanciais 20,3km/h. Isso demonstra uma clara vantagem competitiva. Mas como foi que a Red Bull conseguiu tal feito?
Isso foi possível devido aos avanços produzidos pela equipe de engenharia da Red Bull, liderada por Pierre Wache. Ele relata que estranhamente os competidores ainda não entenderam completamente a estratégia da Red Bull.
“O mais louco é que estão falando disso mesmo dois anos depois que introduzimos isso. Passamos por centenas de testes da FIA para ver se estávamos usando algum truque, e as pessoas não entendem ainda por que, em pistas de alta pressão aerodinâmica, a vantagem desaparece. Isso significa que eles não entendem ainda, e isso nos surpreende muito”, diz Pierre.
Está injusto?
Mesmo que a FIA consiga reduzir a vantagem do DRS da Red Bull, o time ainda ostenta uma performance invejável no circuito. A equipe mostrou-se adaptável a todo tipo de pista, sofrendo apenas em circuitos muito lentos e ondulados, enquanto os rivais têm muitos altos e baixos.
Se a mudança realmente acontecer, poderá agitar mais as classificações, porém a vantagem do DRS continuará existindo e se somando à velocidade do carro em todos os tipos de curva e principalmente à eficiência aerodinâmica. Isso permitirá manter o desempenho consistente durante o campeonato.
Os chefões da F1 dizem repetidamente que não é possível punir a Red Bull pela compreensão superior das regras que estrearam em 2022. Na verdade, eles precisariam de uma mudança muito maior, além da proibição do DRS, para interromper a Red Bull.