Ex-Vasco supera Messi na MLS e revela interesse de grande rival

A Major League Soccer (MLS) foi buscar grandes estrelas do futebol para aumentar o interesse internacional pela competição. Contratou Messi, Suárez, Giroud, Marco Reus e tem planos de aumentar ainda mais esse número de estrelas.

No entanto, hoje, quem lidera a liga em participações em gols é um brasileiro, ainda em busca de colocar seu nome nessa lista: Evander, de 26 anos, revelado pelo Vasco, que atualmente defende o Portland Timbers.

Contratado no começo do ano passado, depois de quatro anos no Midtjylland, da Dinamarca, Evander conquistou os torcedores do Timbers. Em um time tradicional, que já disputou três finais e conquistou um título, o brasileiro comemora seu bom momento, liderando uma das principais estatísticas em uma competição que conta com Messi.

Evander revelou em entrevista ao ge sua satisfação com o desempenho dentro das quatro linhas:

“Fico muito feliz com o trabalho que venho fazendo. Cheguei ano passado, não tive tanto sucesso quanto esse ano. As coisas estão acontecendo de uma forma bem natural.” Evander também comentou sobre a satisfação de se destacar entre diversos grandes nomes: “E, por estar me destacando entre tantos nomes como Messi, Suárez e tantos outros aqui na liga, eu me sinto muito feliz com o trabalho que venho fazendo.”

Quem são os líderes de participações em gols na MLS?

  • Evander (Portland Timbers): 33 (15 gols e 18 assistências)
  • Luciano Acosta (Cincinnati): 30 (12 gols e 18 assistências)
  • Messi (Inter Miami): 29 (14 gols e 15 assistências)
  • Cristian Arango (Real Salt Lake): 29 (17 gols e 12 assistências)

A expectativa de enfrentar Messi na MLS

Apesar de ainda não ter enfrentado Messi diretamente, Evander espera ansiosamente por essa oportunidade. O regulamento da competição prevê jogos contra todos os adversários de sua conferência, mas apenas alguns da outra.

O Inter Miami, time de Messi, está na Conferência Leste enquanto o Portland Timbers está na Conferência Oeste. Evander destacou: “Era para ser esse ano, mas não sei o que aconteceu no calendário. É meio difícil de entender. Como ano passado, a gente não havia jogado contra o Inter Miami, a expectativa era de que jogasse agora.”

Em Portland, Evander mora com sua esposa Alanis e seu filho Dom, de apenas dois meses. Ele compartilha como a adaptação está sendo positiva: “Todo jogo em casa, cada gol que sai eles fazem o corte do tronco da árvore. E o jogador no fim do jogo tem que ir lá receber e levantar para a torcida. É da cultura, um show que eles fazem aqui.”

Como foi a experiência na Dinamarca?

Antes de se mudar para os Estados Unidos, Evander teve que enfrentar alguns obstáculos na Dinamarca. Durante sua passagem pelo Midtjylland, ele jogou pela Liga dos Campeões e passou pelo lockdown durante a pandemia.

“Só não foi tão legal (a Liga dos Campeões) pelo Covid. Só havia os jogadores, não tinha torcida. Ainda assim, foi uma experiência incrível jogar contra Liverpool, Atalanta e Ajax.” Evander começou no futsal aos nove anos e subiu para o profissional no Vasco. Ele enfrentou altos e baixos, mas sempre manteve uma atitude positiva e gratidão pelas oportunidades.

“Eu comecei no futsal com nove anos e fiquei 11 anos no clube. Quando cheguei no profissional, a coisa não saiu como eu esperava. Tem jogador que chega no profissional, arrebenta e vira ídolo, mas tem jogador que demora mais a amadurecer, e foi o meu caso.”

Interesse do Flamengo

Recentemente, Evander comentou sobre o interesse do Flamengo em sua contratação e sua ambição de alcançar maiores feitos na carreira:

“Fiquei muito feliz de ser lembrado, principalmente por um clube como o Flamengo. Era uma expectativa de carreira, o sonho de jogar na Seleção, joguei na base, e isso ainda mexe comigo.”

Com sua determinação, Evander continua marcando presença significativa na MLS. Seu desempenho não só destaca seu talento, mas também fortalece a liga, aproximando-a de um maior reconhecimento internacional.