Perivaldo Lúcio Dantas, conhecido como Peri da Pituba, ganhou destaque como parte da histórica Seleção Brasileira de 1982, ao lado de jogadores renomados como Falcão, Zico e Sócrates. Entretanto, Perivaldo acabou encontrando muitas dificuldades após sua carreira de jogador, e em 2013, foi visto em situação de rua em Lisboa, Portugal. Entenda sua história:
Perivaldo ganhou projeção nacional no Bahia, no final dos anos 70, e atuou como lateral direito no Botafogo. Ele também passou pelo Palmeiras sob o comando de Telê Santana, que o convocou para a seleção em 1981. Sua participação no histórico time de 1982 incluiu uma importante defesa de gol contra a Tchecoslováquia.
Após sofrer várias lesões, Perivaldo desapareceu dos holofotes. Trinta anos depois, ele foi encontrado pela equipe da Rede Globo nas ruas de Lisboa. Pouco se sabe sobre a vida de Perivaldo desde que parou de jogar futebol no Brasil, principalmente após sua passagem pelo Bangu, no meio dos anos 80.
Ele afirma ter ido para a Coreia e, posteriormente, se estabelecido em Portugal. No entanto, a Federação Portuguesa de Futebol não possui registros oficiais de um jogador brasileiro chamado Perivaldo Lúcio Dantas.
Sensibilizados então com a história de Perivaldo, os responsáveis do SAFERJ (Sindicato de Atletas Futebol do Estado do Rio de Janeiro) foram a Portugal junto com um dos 11 filhos de Perivaldo para buscar o ex-jogador e levá-lo de volta para o seu país, algo que já desejava faz muito tempo.
Perivaldo, de volta ao Brasil, teve a oportunidade de se ”levantar”, e trabalhou como auxiliar ténico no SAFERJ, ajudando vários jogadores com a sua grande história e experiência de vida. Perivaldo morreu em julho de 2017, aos 64 anos, vítima de pneumonia.