Diversos jogadores brasileiros já se naturalizaram na Europa para terem mais chances em torneios de seleções. Thiago Alcântara e Diego Costa são exemplos de jogadores brasileiros naturalizados espanhóis que disputaram torneios por esta seleção.
Agora, outro jogador pode integrar esta lista. De acordo com a imprensa espanhola, o lateral esquerdo Caio Henrique, atualmente no Monaco, pode ser convocado – ele tem dupla nacionalidade e foi revelado pelo Atlético de Madrid em 2016.
Caio Henrique é um dos destaques do seu time na atual temporada. O Monaco venceu o Lyon por 2 a 1 no último fim de semana e as assistências para os dois gols saíram de seu pé. Desde 2020-21, Caio tem dois gols e 20 assistências.
De acordo com artigo do jornal “AS”, Caio Henrique deveria ser uma possibilidade para a seleção da Espanha já pensando na Copa de 2022. O texto critica a seleção brasileira por não escolher o jogador, já que “as laterais são o seu ponto fraco”.
Além disso, segundo o jornal “Marca”, Caio Henrique teria o apoio de dois companheiros brasileiros que se naturalizaram espanhóis: Deco, um dos representantes do atleta, e Diego Costa, amigo pessoal do jogador.
Sobre o jogador
Caio Henrique tem 25 anos e passou oito anos na base do Santos até ir para o Atlético de Madrid, onde estreou profissionalmente em 2016. Ele foi emprestado para o Paraná, Fluminense e Grêmio até ser vendido ao Monaco, onde está até hoje.