Revelado pelo Flamengo e vendido pelo clube ao Wolverhampton no início da temporada, João Gomes se tornou o “rei dos cartões” nesse seu início na Premier League. O volante que começou sua caminhada no futebol europeu com tudo, tem uma média de advertência por partida muito alta, e isso vem afetando sua adaptação na liga mais badalada do mundo.
Curiosamente, quando atuava pelo Flamengo, João Gomes estava longe de ser um jogador indisciplinado, mas nesse seu primeiro semestre na Europa conseguiu uma marca negativa que o fez parar no banco de reservas após estrear no Wolves com gol e ganhar uma posição de titular logo em seguida.
E isso considera que no Brasil a arbitragem é muito mais propensa a punir os jogadores com cartão amarelo do que a inglesa, mas mesmo assim o brasileiro chegou a ter um média tão grande de advertências como vem tendo na Premier League.
Média de advertências do ex-jogador do Flamengo na Premier League
A média de cartão amarelos de João Gomes na Premier League é superior a de qualquer outro jogador que tenha participado somente de 5 partidas da competição.
Das 9 partidas que disputou, desde que chegou ao Wolverhampton, procedente do Mengão, o brasileiro foi advertido em 5 delas. Isso significa que ele tem uma média de um amarelo em cada 1,8 jogo. Ou seja, Gomes recebe uma advertência a cada 95,2 minutos em campo.
Até os recordistas de cartões da Premier League em 2022/23 têm dado menos trabalho à arbitragem do que o volante do Wolves. João Palhinha (Fulham) e Joelinton (Newcastle) já receberam 12 amarelos cada no Inglês, porém, o português disputou 33 jogos (média de uma advertência a cada 2,8 partidas), enquanto o compatriota de João Gomes participou de 31 duelos de sua equipe, (média 2,6).
A média de João Gomes no Brasil era de um cartão amarelo em 3,6 partidas. Esse excesso de cartões tem dificultado sua adaptação na Premier League, além de ter ido para o banco de reservas nas últimas partidas, após chance entre os 11 iniciais. O volante nem sequer foi a campo no decorrer dos duelos do Wolves diante do Aston Villa e Manchester United.