A Comissão Disciplinar da Holanda anunciou, na sexta-feira, que o ex-jogador e atual técnico do Royal Antwerp da Bélgica, Marc Overmars, de 51 anos, foi proibido de participar de qualquer atividade relacionada à Federação Holandesa de Futebol por um ano. A decisão veio após o ex-atacante do Barcelona e Ajax admitir ter enviado fotos e vídeos de natureza sexual sem consentimento.
Overmars, que foi diretor esportivo do Ajax de 2012 até renunciar em fevereiro de 2022, revelou em março do mesmo ano que é culpado das alegações. Posteriormente, ele foi apresentado como novo diretor esportivo do Royal Antwerp, onde permanece no cargo até hoje, apesar de diversos patrocinadores terem rompido os contratos com o clube em protesto à sua nomeação.
Overmars é mais lembrado por ter jogado no Ajax, Arsenal e Barcelona nos anos 90 e início dos anos 2000, e representou a seleção holandesa nas Copas do Mundo de 94 e 98. Infelizmente, sua saúde tem dado motivos de preocupação: em dezembro de 2022, ele foi internado hospitalarmente após um suposto derrame cerebral que, posteriomente, foi diagnosticado como infarto. Atualmente, ele admite que seu coração funciona a ‘30%’ de sua capacidade.
O que diz a sentença?
De acordo com a sentença emitida pela Comissão Disciplinar, a conduta de Overmars não se coaduna com o que se espera de uma pessoa em sua posição de liderança. A sanção foi decidida após uma extensa investigação, e pretende mostrar a intolerância ao comportamento inapropriado no mundo do futebol. A proibição inclui qualquer cargo ou atividade que esteja ligada à Federação Holandesa, seja como diretor esportivo ou como treinador de qualquer equipe profissional federada na Holanda.
Este caso trouxe à luz as questões de assédios sexual no ambiente esportivo e mostrou a importância das políticas de comportamento adequado. É um alerta não apenas para aqueles dentro do mundo do futebol, mas para todos os parceiros comerciais e torcedores, de que tais ações não serão toleradas.