Eternos rivais do futebol brasileiro estão a um passo de serem rebaixados
A rivalidade no esporte é tão grande que o declínio do adversário é sempre motivo de alegria. No entanto, o cenário do futebol potiguar está igualmente desesperador. Disputando respectivamente as Séries B e C, o ABC e o América-RN vivem momentos angustiantes que podem causar seus rebaixamentos.
O ABC, em campanha frustrante, aparece ocupando a lanterna da segunda divisão com apenas 14 pontos em 24 rodadas realizadas. Em resumo, o alvinegro somou apenas 19,44% dos pontos disputados. Como resultado, O Mais Querido faturou duas vitórias, oito empates e alarmantes 14 derrotas.
Pontuando a ineficência dentro das quatro linhas, o plantel comandado por Allan Aal não sabe o que é vencer há nove jogos. Sobretudo, o último triunfo do ABC foi no dia 1 de julho, diante do Avaí, na Ressacada. Na ocasião, com gols de Todinho e Fábio, o alvinegro derrotou o Leão por 2 a 0.
Por outro lado, o América-RN aparece na 18ª colocação da Série C com 19 pontos. Sem chances de passar para a fase do quadrangular, só resta ao Mecão lutar para permancer na terceira divisão e não ser rebaixado. Após 18 rodadas, o América-RN conquistou 35,18% dos pontos disputados na competição. No mais, o elenco do técnico Dado Cavalcanti somou quatro vitórias, sete empates e sete derrotas na Série C.
Chances de rebaixamento
De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances do ABC ser rebaixado subiram para 98,1% após a derrota para o CRB, em jogo válido pela 24ª rodada da Série B. Analisando os cinco piores colocados, a diferença do alvinegro para o primeiro time fora da zona de rebaixamento é de 11 pontos.
Dessa forma, para sonhar em sair da zona de rebaixamento, o ABC teria que vencer os próximos quatro jogos e torcer para os quatro times na sua frente percam as próximas quatro rodadas também. O vice-campeão da terceira divisão vai precisar lutar muito para não descer de volta à Série C.
Já o campeão da Série D de 2022, o América-MG também corre o risco de voltar para a quarta divisão do futebol nacional. No entanto, a situação do Dragão é um pouco mais fácil de ser contornada. Mesmo virando SAF, a organização do plantel dentro de campo não vem convencendo.
Para garantir sua permanência na Série C, o América-RN vai precisar vencer o próximo confronto, contra o Floresta, 16º colocado com 20 pontos, e torcer para que o Manaus (17º colocado com 19 pontos), perca para o Figueirense, (15º com 21 pontos).