Nesta terça-feira (29), o CIES Football Observatory divulgou uma pesquisa que determinou quais são os atletas jovens mais “preparados” para atuar na elite do futebol europeu, mais especificamente nas cinco principais ligas: Alemã, Inglesa, Italiana, Francesa e Espanhola.
Apenas dois brasileiros figuram na lista: Pablo Maia, do São Paulo, e Vitor Roque, do Athletico Paranaense. E de maneira surpreendente, o meio-campista do Tricolor Paulista figura na frente do atacante do Furacão, que já possui um acordo com o Barcelona e realiza uma fantástica temporada em 2023.
Pablo Maia, inclusive, se encontra no pódio do ranking, atrás apenas de António Silva, do Benfica, e Georgiy Sudakov, do Shakhtar Donetsk. Confira a lista completa:
- – António Silva (Benfica)
- – Georgiy Sudakov (Shakhtar Donetsk)
- – Pablo Maia (São Paulo)
- – Maarten Vandevoordt (Genk)
- – Vitor Roque (Athletico-PR)
- – Amar Dedic (Red Bull Salzburg)
- – Zeno Debast (Anderlecht)
- – Kenneth Taylor (Ajax)
- – Gavin Bazunu (Southampton)
- – Juan Sforza (Newell’s Old Boys)
A análise considera uma variedade de informações captadas pelo observatório, examinando estatísticas relativas aos jogadores, faixa etária, tempo de jogo e abordagem de jogo individual de cada um. Pablo Maia se destaca no grupo dos meio-campistas com orientação mais defensiva.
Vale lembrar que o ranking foi feito apenas com atletas nascidos depois de 2002. Outros brasileiros, como Marcos Leonardo, do Santos, Wesley, do Flamengo, Alexsander, do Fluminense, e Beraldo, do próprio São Paulo, também estão presentes na lista, mas fora do Top-10.