Os brasileiros que abram o olho. Não foi só no prêmio Fifa The Best que os argentinos brilharam. Neste início de temporada do futebol brasileiro, é o meia-atacante argentino Galoppo, do São Paulo, que precisa de menos minutos em campo para participar de um gol, seguido de perto pelo uruguaio Luis Suárez, do Grêmio. E os jogadores brasileiros?
E não para por aí. O terceiro colocado, Isidro Pitta, do Cuiabá, é paraguaio. O brasileiro que mais se aproxima deles é o atacante Hulk, do Atlético-MG, uma ilha brasileira entre um mar de estrangeiros, já que o quinto atleta que precisa de menos tempo para participar de um gol é o uruguaio com nacionalidade italiana Pablo Ceppelini.
Por que os estrangeiros tem se destacado tanto no futebol brasileiro nos útimos anos?
Como será que a ampliação de estrangeiros nos times brasileiros irá impactar o futebol por aqui? Inegavelmente, o fato de termos, no momento, 93 atletas gringos distribuídos entre os 20 clubes da Série A ajuda a entender a presença forte deles no ranking.
Os times brasileiros da Série A que contam com o maior número de estrangeiros são: Fortaleza, Botafogo e São Paulo, com oito gringos cada. Grêmio, Athletico-PR e Santos tem sete estrangeiros em seu elenco. Inter, Atlético-MG, Coritia, Flamengo e Corinthians tem cinco estrangeiros no elenco. Bragantino e Palmeiras, quatro. América-MG, Fluminense, Vasco e Bahia tem três. O Cuiabá tem dois gringos e o Goiás apenas um.
Confira o ranking de minutos por participação em gol e assistência:
1- Galloppo (São Paulo)
2- Luís Suárez (Grêmio)
3- Pitta (Cuiabá)
4- Hulk (Atlético-MG) *
5- Ceppelini (Cuiabá)
6- Pedro Henrique (Inter) *
7- Pedro (Flamengo) *
8- Terans (Athletico-PR)
9- Raphael Veiga (Palmeiras) *
10- Cristaldo (Grêmio)
* jogadores brasileiros
O assunto foi debatido no programa Redação SporTV, apresentado por Marcelo Barreto.