O Rei Pelé marcou seu primeiro gol no estádio do Corinthians de Santo André que sequer existe atualmente. Hoje em dia, o local foi transformado em quadras de society alugando o espaço para a escolinha de futebol oficial do Santos, a Meninos da Vila, e a moradores da Vila Alzira. O primeiro gol de Pelé como jogador profissional do Santos foi no dia 7 de setembro de 1956, com apenas 16 anos.
O presidente do extinto clube, e que hoje comanda o local, falou sobre como era o estádio no passado, e explicou como foi o processo que tornou o local se tornar o que é hoje.
“O Estádio ficava aqui onde hoje é a sede do clube. Na época você entrava e tinha o campo de futebol de dimensões para a prática na época, com uma arquibancada para o público. O tempo passou e o estádio em si foi completamente mudado para que o clube conseguisse sobreviver. Vendemos 15% do nosso espaço recentemente, para quitar algumas dívidas do período da pandemia e o lugar do campo foi transformado nas quadras que são alugadas para as pessoas ou os sócios jogarem futebol”, comentou José Orlando de Moura, o Jarrão, presidente do clube.
Carreira de Pelé
Pelé jogou por quase toda a carreira no Santos. Ele chegou ao clube com apenas 15 anos em 1956 e não saiu até 1974 quando tinha 34 anos. O atacante é o maior artilheiro da história do Alvinegro e conquistou mais de 20 títulos pelo clube, incluindo duas Libertadores, dois Mundiais, seis títulos brasileiros, três Torneios Rio-São Paulo e dez Campeonatos Paulistas.
Além do Santos, o único clube pelo qual Pelé jogou de forma oficial. Após pendurar as chuteiras em 1974, o craque voltou atrás na aposentadoria e aceitou o desafio de jogar no New York Cosmos, dos Estados Unidos, em 1975. Após três anos e um título conquistado, ele se aposentou definitivamente em 1977.