O futebol brasileiro é repleto de estádios memoráveis. Em São Paulo, no entanto, talvez nenhum seja tão grande (ao menos em termos de capacidade) que o Morumbi. Casa do São Paulo Futebol Clube, trata-se de um edifício esportivo relativamente recente para os padrões brasileiros, mas que já foi palco de algumas das grandes conquistas do Tricolor.
Inaugurado em 2 de outubro de 1960, o Estádio do Morumbi era um verdadeiro sonho antigo do São Paulo. Isso porque, por anos, o clube paulista ficou passando de casa em casa, justamente por não ter um espaço para ser chamado de seu. Essa história, no entanto, começou a mudar no início da década de 1950.
Pouco antes disso, o São Paulo jogava na Chácara da Floresta (o seu campo oficial). No entanto, em 1935, quando foi refundado, o clube perdeu a sua primeira casa – e seguiu assim até 1938. Neste ano em questão, acabou se fundindo com o Estudante Paulista, adotando como casa a Mooca, do Antártica.
A jornada até a construção e adoção do Morumbi é grande. Na década de 1940, o São Paulo chegou a jogar até mesmo no Pacaembu. Depois, comprou o Canindé, o qual acabou vendendo posteriormente. Foi somente em 1960 que o Tricolor Paulista passou, de fato, a jogar no estádio que habita até os dias de hoje.
A história do estádio do Morumbi
A história do estádio do Morumbi, propriamente dita, começa em 1952. Na época, o São Paulo desejava adquirir um terreno no Parque do Ibirapuera, mas acabou sendo barrado pela Prefeitura Municipal. Como contraponto, recebeu um terreno na região do Morumbi, doado pela Imobiliário e Construtora Aricanduva, do ex-governador do Estado, Adhemar Pereira de Barros.
Na época, Cícero Pompeu de Toledo, o homem que dá o nome oficial ao estádio do Morumbi, era o presidente do São Paulo. Naquele ano, ele formou uma verdadeira diretoria, que vai desde presidentes administrativos até secretários, para comandar uma nova era do Tricolor Paulista, a qual também era marcada pela construção da nova casa.
A partir daí, o estádio Morumbi passou por muitos acordos e concessões para que pudesse ser terminado – e expandido. Em 1960 ocorreu a inauguração, um amistoso internacional entre o Tricolor Paulista e o Sporting Clube de Portugal, com vitória para os brasileiros pelo placar de 1 a 0, em um jogo que foi visto por mais de 56 mil torcedores.
No entanto, aquela viria a ser apenas a inauguração simbólica do Morumbi. O estádio só foi inaugurado totalmente em 25 de janeiro de 1970, quando todas as obras, de fato, acabaram. Nessa data, a comemoração ocorreu novamente em um confronto entre o Tricolor Paulista e um clube português: o Porto. O placar ficou em 1 a 1.
Grandes decisões ocorreram no estádio do Morumbi
Com mais de cinco décadas de existência, o estádio do Morumbi já acumulou muitas, mas muitas histórias. A arena foi palco não apenas de decisões do próprio Tricolor Paulista como, também, sediou jogos internacionais da seleção em importantes competições como, por exemplo, a Copa América de 2019.
Na Copa América de 2019, o estádio do Morumbi foi palco de três confrontos da fase de grupos. Foi o caso de Brasil 3 x 0 Bolívia, Japão 0 x 4 Chile e Colômbia 1 x 0 Catar. Os dois clubes não americanos acabaram entrando na competição como convidados – o que pode causar estranheza para alguns.
Além disso, o estádio do Morumbi também já foi palco de diversos amistosos da Seleção Brasileira e de Eliminatórias para a Copa do Mundo. A primeira vez que o Brasil jogou no local foi em 1962 para a disputa da Taça Oswaldo Cruz, um torneio em que a seleção disputava contra o Paraguai ocasionalmente. O resultado foi 4 a 0 para os brasileiros.
Internacionalmente, o São Paulo já recebeu por diversas vezes a final da Copa Libertadores. Foi o caso em 1992, 1994, 2000, 2003 e 2005. Além disso, também foi palco da final da Sul-Americana de 2012. Por diversas vezes, também foi o local da decisão de campeonatos nacionais, como o Brasileirão, Paulistão, Copa do Brasil e etc…
Detalhes e curiosidades do Morumbi
O estádio do Morumbi é repleto de detalhes e curiosidades. Inicialmente, ele foi projetado para comportar 150 mil torcedores. No entanto, com o decorrer dos anos, por conta da inclusão de outros setores e por questões até mesmo de segurança, o local passou a comportar 72.093, sendo o maior estádio de São Paulo e o terceiro maior do Brasil.
O público recorde do Morumbi, no entanto, não aconteceu em uma partida envolvendo o Tricolor Paulista. Na verdade, ocorreu em 9 de outubro de 1977, no confronto entre Corinthians e Ponte Preta pela final do Campeonato Paulista, quando a Macaca venceu pelo placar de 2 a 1.
Ao longo das suas cinco décadas de existência, o Morumbi já foi remodelado nove vezes. Obras ocorreram em 1994, 2000, 2006, 2009, 2013, 2016, 2017, 2018 e 2019. Ao todo, o São Paulo jogou 1.708 partidas no estádio, que tem como artilheiro o atacante Serginho Chulapa, com 135 gols em 187 jogos.