CALMA, torcida brasileira. Não se trata do atacante francês que se tornou ídolo do Arsenal, teve passagem marcante pelo Barcelona e foi um dos principais jogadores da seleção francesa.
Trata-se do jovem de 16 anos que tem o mesmo nome do ex-atacante e assinou seu primeiro contrato profissional com o São Paulo nesta sexta-feira (29).
Thierry Henry no São Paulo
Thierry Henry recebeu esse nome justamente em homenagem ao craque francês. O garoto nasceu em 2007, um ano após o atacante ter marcado o gol que eliminou o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo de 2006.
Dito isto, o jovem de 16 anos possui 1,92m e também é atacante. Atuando predominantemente como centroavante, Henry foi artilheiro da Copa Nike 2022 e um dos destaques da equipe que ficou com o vice-campeonato do Paulistão sub-15.
Com suas atuações nas categorias de base, a diretoria do São Paulo rapidamente agiu para blindar o garoto e evitar o assédio de clubes europeus. Assim, propôs o primeiro contrato profissional da carreira do atleta.
Henry assinou vínculo até setembro de 2026 e com multa rescisória de 60 milhões de euros (quase R$ 318 milhões).
Thierry Henry (o original) foi um dos grandes atacantes deste século no futebol mundial. Revelado pelo Monaco em 1994, o craque francês acumulou passagens por Juventus, Barcelona, Arsenal e New York Red Bulls, dos Estados Unidos.
Ele foi o principal jogador dos Gunners durante o título da Premier League da temporada 2003/2004, em que a equipe venceu a competição de maneira invicta (a única a conseguir o feito até o momento). Henry também venceu a Champions League com o Barcelona e ergueu a taça da Copa do Mundo com a França em 1998.