Nesta terça-feira (2), inicia a Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio que atrai olhares de todo o Brasil, com a oportunidade de apresentar grandes promessas do futebol nacional. A atual edição promete revelar importantes destaques, considerando que serão 128 clubes na busca pelo título. Além do desempenho em campo, os nomes e apelidos chamam a atenção dos torcedores.
Os apelidos são colocados como forma de inspiração nos ídolos, pela semelhança física ou qualquer outro fator que associem os garotos à grandes ídolos do futebol mundial, como é o caso de Pogba, atleta que veste a camisa do Potyguar Seridoense. De maneira inevitável, o jogador passa a ser conhecido pelo nome. A lista dos curiosos apelidos é extensa.
O Timon-MA conta com a presença de Caça-Rato, o Canaã-DF conta com Hulk e o XV de Jaú com Kaká, possivelmente uma possível abreviação para Orlando “Klayvert”, também como referência ao ex-centroavante holandês Patrick Kluivert. Além disso, ainda estão: Negueba (Suzano), Neneca (Fast Clube), Neymar (Aster Itaquá), Seedorf (Velo Clube) e Zidanne (Carajás).
Curiosos nomes atraem olhares à promessas do Brasil
O São Paulo não fica de fora da lista e apresenta Thierry Henry em sua equipe. Contando com o mesmo nome do jogador francês na certidão de batismo, o garoto ainda conta com algumas semelhanças em relação ao atleta, como a posição (atacante) e a altura (1,87m). No entanto, vale ressaltar que o jovem tem um centímetro a menos que o ídolo do Arsenal, com apenas 16 anos.
Assim, a expectativa com a pouca idade, é que muito em breve ultrapasse o carrasco jogador francês. A Copinha pensada para a temporada de 2024, segue da mesma maneira em relação às últimas edições da competição. O torneio conta com 128 equipes do Brasil, que serão dividas em 32 grupos. Na etapa inicial, classificam-se para o mata-mata os dois primeiros colocados de cada chave.