Na tarde desta terça-feira (15), a Conmebol realizou o sorteio dos grupos da Copa Libertadores feminina de 2023. O Palmeiras, cabeça de chave do Grupo A, irá enfrentar o Barcelona de Guayaquil, Caracas, da Venezuela, e Atlético Nacional, da Colômbia.
O Corinthians, cabeça de chave do Grupo C, terá provavelmente os adversários mais fáceis na fase de grupos: Colo Colo, Always Ready e Libertad. Já o Internacional, terceiro brasileiro na competição, está no mesmo grupo que Boca Juniors, América de Cali e Nacional-URU.
O Grupo B conta com Independiente Santa Fé, Olímpia, Universitario (Peru) e Universidad de Chile.
As equipes foram divididas em quatro potes, evitando confrontos entre clubes do mesmo país. O Palmeiras, como atual campeão, é o cabeça de chave do Grupo A, enquanto o Independiente Santa Fé assume essa posição no Grupo B por ser o campeão nacional do país anfitrião.
Os times jogam em um único turno dentro de seus grupos, onde os dois melhores avançam.
Os classificados se encontram nas quartas de final, seguindo um sistema de cruzamento similar ao da Copa do Mundo: líder do Grupo A vs. vice-líder do Grupo B, líder do Grupo B vs. vice-líder do Grupo A, líder do Grupo C vs. vice-líder do Grupo D e líder do Grupo D vs. vice-líder do Grupo C.
O formato também possibilita que equipes do mesmo grupo se enfrentem nas semifinais, garantindo, por exemplo, que Corinthians e Palmeiras só se enfrentem em uma possível final.