Raphinha passou por uma fase difícil no Barcelona, onde, em 16 partidos que disputou nesta temporada, marcou apenas dois gols, tornando-se o jogador com o pior desempenho ofensivo no atual elenco azulgrana. Conseguiu marcar apenas 6,9% dos disparos totais a gol que tentou no decorrer desta temporada.
Desespero e falta de confiança parecem estar refletidos nos erros recentes cometidos nos jogos contra o Valencia e o Girona. A cobrança de falta que ele tirou de Lewandowski demonstrou indicativos de um jogador que busca dar o seu melhor, mas que está lutando uma batalha interna, sem direção clara ou propósito.
O Futuro de Raphinha no Barcelona
Interessante notar também que, mesmo diante de sua clara vontade de permanecer no FC Barcelona, Raphinha é alvo de especulações de mercado. O clube, por sua vez, não compartilha do mesmo grau de comprometimento do atleta, considerando ouvir ofertas que possam chegar. Em outras palavras, a etiqueta de “intransferível” parece ter sido retirada do jogador.
O brasileiro tem grande potencial e destaque no mercado, mas têm se mostrado uma contratação menos impactante do que se esperava, pelo que custou ao Barcelona, cerca de 58 milhões de euros, tornando-se a nona transferência mais caro da história do clube.
O United tem interesse em Raphinha?
Rumores indicam que o Manchester United está considerando a possibilidade de uma troca com Jadon Sancho, que não tem tido o mesmo desempenho em Old Trafford que tinha quando jogava em Dortmund. Essa é uma opção que vem sendo analisada, e teremos que ver se progride nas próximas semanas.
Outro interesse vem da Arábia Saudita. Executivos do futebol do Oriente Médio estão interessados no brasileiro e já teriam entrado em contato com o Barcelona sobre uma possível transferência. O preço estipulado pelo clube catalão seria de 100 milhões de dólares (R$539 milhões), uma quantia bastante generosa, o que certamente beneficiaria as finanças dos azulgranas, atualmente em situação delicada.
Raphinha, no entanto, não tem desejo de sair do Barça, e teremos que ver até onde o Manchester United ou a Arábia estão dispostos a ir neste mercado de inverno, podendo acabar forçando uma decisão do jogador.
Curiosamente, o agente de Raphinha era Deco, mas desde que este assumiu o cargo de diretor esportivo do Barcelona, ele não exerce mais essa função. Ainda não se sabe quem assumirá a gestão da carreira de Raphinha e Deco terá uma participação relevante no futuro do jogador brasileiro.