A zona de rebaixamento é algo que assusta qualquer torcedor dos gigantes do futebol brasileiro e com o fim da última rodada do Brasileirão de 2023, o Vasco se tornou o clube com mais rodadas dentro do Z4 entre os 12 tidos como grandes no Brasil. Veja a lista e a quantidade de vezes que os 12 gigantes ficaram na zona da degola desde 2003:
- Vasco – 121
- Botafogo – 120
- Atlético-MG – 95
- Flamengo – 74
- Grêmio – 74
- Fluminense – 69
- Santos – 52
- Palmeiras – 50
- Corinthians – 47
- Cruzeiro – 44
- São Paulo – 39
- Internacional – 20
Vale destacar que dentre os clubes citados apenas quatro não foram rebaixados nesse período, são eles: Flamengo, São Paulo, Santos e Fluminense, sendo que o Tricolor carioca é o único dentre eles que chegou a disputar a segunda divisão, só que em outro contexto, na década de 90, quando até chegou a ir para a Série C.
O Vasco é dos 12 grandes, o clube que mais disputou a segunda divisão, com 5 vezes, sendo uma delas de forma consecutiva, quando não conquistou o acesso. O Botafogo, hoje líder do Brasileirão jogou por três vezes; o Palmeiras duas; o Galo apenas uma vez; o mesmo para Corinthians e Internacional; já o Cruzeiro foi rebaixado apenas uma vez, mas disptou por três anos seguidos sem conquistar o acesso.
Nesta temporada, a briga contra o rebaixamento ficou ainda mais acirrada. Corinthians e Internacional foram derrotados, respectivamente, para São Paulo e Atlético-MG e ficaram ainda mais próximos dos quatro últimos colocados. O Timão tem apenas quatro pontos de vantagem, enquanto o Colorado tem três. Goiás, Coritiba, América-MG, Vasco e Bahia completam a disputa.