Muitos fãs do futebol cearense ainda se lembram do caso de Orejuela, um jogador que, em 2023, deixou o Ceará sem nunca ter jogado uma partida oficial. Esta situação não é inédita na história do futebol cearense.
Há outras passagens relâmpago de jogadores como Belletti, Christian Bernardi e Felipe Sodinha, que foram anunciados com grande alarde e expectativa, mas que por uma série de razões, deixaram o clube sem fazerem praticamente nada.
Ao longo deste artigo, vamos recordar alguns destes casos e tentar entender o que aconteceu para que esses jogadores tivessem uma passagem tão breve pelo futebol cearense.
Uma das situações mais emblemáticas ocorreu em 2011. Belletti, ex-campeão mundial pela Seleção Brasileira, chegou ao Ceará em junho daquele ano, criando uma enorme expectativa entre os torcedores. Porém, surpreendentemente, apenas 12 dias após sua chegada, o lateral anunciou sua aposentadoria citando problemas físicos como razão para sua decisão.
Felipe Sodinha e Gustavo Savóia
Felizmente ou infelizmente para os torcedores, Belletti não foi o único jogador a ter uma passagem relâmpago pelo futebol cearense. Felipe Sodinha, que era famoso na Itália, chegou ao Ceará em janeiro de 2012. Mas, apesar de ter sido convocado apenas uma vez, não conseguiu impressionar e acabou deixando o Alvinegro em abril do mesmo ano.
Outro caso que chamou atenção aconteceu em 2012, quando o atacante argentino Gustavo Savóia foi anunciado pelo Fortaleza. Apesar da grande expectativa, Savóia só foi relacionado para uma única partida e foi dispensado na sequência após uma atuação muito abaixo do esperado.
Em 2023, o Fortaleza passou por uma situação semelhante com Christian Bernardi, que foi anunciado e, apenas 14 dias depois, deixou o clube. No mesmo ano, Orejuela, que havia sido contratado pelo Ceará, também deixou o clube sem nunca ter estreado.