Um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, o Santa Cruz pela primeira vez na história ficará sem divisão por ter sido eliminado na fase de grupos da Série D do Brasileirão e também não se classificou para a fase final do Estadual, perdendo assim sua chance de classificação para a quarta divisão em 2024.
Na temporada seguinte, o Santa Cruz não irá ter grande calendário para a temporada, tendo apenas a disputa do Campeonato Pernambucano e também a fase pré-qualificatória da Copa do Nordeste, e caso não se classifique para as etapas seguintes, a partir da metade do ano já não haverá jogos a serem disputados.
Essa não é a primeira vez que um clube tradicional fica sem divisão, o que já aconteceu com diversos times com história no futebol brasileiro. Confira alguns deles:
América-RJ: Um dos gigantes brasileiros no século passado, ficou sem divisão em 2010 e hojedisputa a Série A2 do Campeonato Carioca e a Copa Rio.
Brasiliense: O gigante do Distrito Federal já teve boas passagens na Série A, mas ficou sem divisão em 2015, dependendo hoje do estadual e a Série D no calendário.
CSA: Recentemente na Série A, o maior clube do Alagoas ficou sem divisão em 2011. Hoje conseguiu se reerguer e disputa três competições, o Campeonato Alagoano, Série C do Brasileirão e a Copa do Nordeste.
Ituano: Tradicional em São Paulo, o time ficou sem divisão em 2009 e hoje disputa o Paulistão e também a segunda divisão do Brasileirão.
Joinville: Um dos gigantes de Santa Catarina, ficou sem divisão em 2008. Atualmente joga o Campeonato Catarinense e a Copa Santa Catarina.