A seleção brasileira não vive uma das suas melhores fases. Após a eliminação precoce na Copa do Mundo de 2022, a equipe acumula derrotas nos últimos jogos , incluindo duas seguidas nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
Alguns torcedores acreditam que a atual fase ruim da seleção brasileira pode ser atribuída à “maldição do gato”. Em dezembro de 2022, no Catar, um gato invadiu uma coletiva de imprensa da seleção brasileira e precisou ser retirado pelo assessor de comunicação da CBF.
O episódio gerou risadas na sala de imprensa, mas depois virou alvo de críticas por parte do público, que alegou maus-tratos contra o felino. A primeira partida do Brasil após o episódio foi justamente contra o Croácia nas quartas de final, onde a Amarelinha foi eliminada.
A seleção brasileira estreou nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 com duas vitórias, contra Bolívia e Chile. No entanto, as derrotas para Uruguai, Colômbia e Argentina colocaram em xeque a classificação da equipe para o Mundial.
Além das derrotas, as partidas em Montevidéu e Barranquilla também representaram outras dores de cabeça para Fernando Diniz. Neymar sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e foi diagnosticado também com um problema no menisco, tudo isso ocorrendo no primeiro tempo.
O astro passou por cirurgia e não é esperado que retorne aos campos antes de seis meses de período de recuperação. Além disso, Vinícius Junior, considerado o principal jogador da Canarinho na ausência de Neymar, se lesionou contra a Colômbia e ficará longe dos gramados até fevereiro de 2024.