Escândalo vira problema para a Bolívia enfrentar o Brasil nas Eliminatórias

A Bolívia será a adversária da seleção brasileira na estreia das Eliminatórias Sul-Americana para a Copa do Mundo de 2026. O jogo será realizado nesta sexta-feira (8), no estádio Mangueirão, em Belém (PA), às 21:45h (horário de Brasília).

A seleção boliviana chega em um momento delicado para o confronto após a divulgação de um escândalo envolvendo manipulação de resultados em partidas do campeonato nacional.

Bolívia abalada para enfrentar o Brasil

Da lista dos 23 jogadores convocados para a data Fifa, 17 atuam no futebol boliviano. O jornalista local Freddy Rodríguez revelou que o elenco está sem foco em função do escândalo das apostas.

“A seleção está totalmente ‘desfocada’, produto desse escândalo”, afirmou

O esquema de manipulação de resultados foi deflagrado após divulgação de áudios e prints de pessoas envolvidas no meio futebolístico. A suspeita é que árbitros, jogadores, técnicos e dirigentes fazem parte do esquema.

Com isso, a Federação Boliviana de Futebol optou por suspender o campeonato nacional e, posteriormente, decidiu anular a competição desta temporada. A Copa da Bolívia e a Copa Simón Bolívar (2ª divisão nacional) também foram anuladas.

O presidente da Federação, Fernando Costa, reuniu os representantes dos 17 clubes participantes das competições para votação. 14 foram a favor de anular os campeonatos.

O caso ainda não chegou ao Ministério Público do país, mas uma denúncia formal vai ser encaminhada nos próximos dias. Diante desse cenário, um novo campeonato para ser disputado até o fim deste ano.

Não houve investigações e denúncias formais contra  jogadores e clubes até o momento, portanto as mesmas equipes que disputaram o campeonato nacional desta temporada estarão no “novo torneio” da Bolívia. A entidade chegou a essa solução para definir os participantes do país nas competições continentais de 2024.