Equipe tradicional decretou falência e atletas precisaram encontrar novos empregos

Uma das equipes mais tradicionais do futebol mundial não escapou dos problemas financeiros que afetam diversas equipes ao redor do planeta e teve que decretar falência. O Girondins de Bordeaux, da França, acabou tendo que tomar a drástica atitude em julho deste ano como uma maneira de tentar renascer das cinzas. E olha que estamos falando de um clube que conquistou seis títulos do Campeonato Francês em sua história.

O último título de Liga conquistado pela equipe foi em 2009, mas o Bordeaux sempre mediu forças contra os tradicionais Lyon, PSG e Olympique de Marseille. Entretanto, o clube acabou sendo rebaixado para a terceira divisão nacional por conta de problemas financeiros e precisou decretar falência como forma de tentar uma sobrevida. Por conta disso, os jogadores foram dispensados e ficaram livres no mercado.

Atualmente, o Bordeaux disputa apenas a Championnat National 2, competição equivalente a quarta divisão do Campeonato Francês. A equipe está no Grupo B da competição e soma 21 pontos em 12 partidas disputadas, 11 pontos atrás do Saint-Malo, atual líder que tem duas partidas a mais.

Clube que decretou falência conta com ex-Liverpool no elenco e foi casa de notáveis jogadores

Em fase de reconstrução após a falência, uma das grandes esperanças de gol do Bordeaux atende pelo nome de Andy Carroll. Aos 35 anos, o atacante defendeu clubes como Liverpool, Newcastle e West Ham. Desde que chegou, se tornou a grande esperança do time francês, tendo anotado sete gols em suas sete primeiras partidas vestindo o uniforme do clube.

Carroll, entretanto, não é o único grande nome que vestiu a camisa do Bordeaux. Na história, já passaram pelo clube astros como o meia francês Zinédine Zidane e o atacante português Pauleta, além de outros franceses como o ex-zagueiro Lizarazu, e o atacante Wiltord. Sem contar com brasileiros como o zagueiro Pablo, atualmente no Flamengo, e o lateral-direito Mariano, que recentemente deixou o Atlético-MG.