A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) havia prometido ao Cruzeiro, último campeão do Brasileiro organizado pela entidade, que a equipe ganharia uma vaga na Liga Sul-Americana, mas não foi o que aconteceu. A CBB deixou de reconhecer o Novo Basquete Brasil (NBB) como liga oficial. A informação é do “UOL Esporte”.
Segundo o portal de notícias, outras equipes que garantiram a vaga via NBB da última temporada, Minas, Pinheiros e Paulistano, também ficaram de fora do torneio continental.
A competição era considerada a principal na pirâmide do basquete da América do Sul, mas perdeu o posto para a Champions League América (BCLA). Essa competição teria como representantes Franca, São Paulo e Flamengo, que garantiram a vaga via NBB da última temporada. Com esse imbróglio da CBB, no entanto, as vagas ficam indefinidas.
A CBB deve organizar seu próprio Campeonato Brasileiro de Basquete. Anda assim, o futuro é de indefinições já que o NBB está confirmado para começar em outubro desde ano, com a participação de 19 times.
Embróglio começou no fim de junho
No dia 29 de junho, a CBB comunicou, através do presidente Guy Peixoto, que deixou de considerar o NBB como competição oficial. Desde então, a relação entre a entidade e a organização do torneio, que já não era boa, se deteriorou ainda mais.
“Informamos que não são mais competições oficiais do Sistema CBB ou FIBA toda e qualquer competição que venha a ser realizada e/ou organizada pela LNB, como o NBB e a LDB”, diz parte do comunicado.
A Liga Nacional de Basquete (LND), que organiza a competição, lamentou a decisão. Caso as partes não cheguem a um acordo, a tendência é que a CBB organize o próximo Campeonato Brasileiro, como dito anteriormente.