Entidade máxima não quer saber e vai excluir Flamengo e Corinthians de divisão
Flamengo e Corinthians devem ter suas garantidas mínimas retiradas pela Libra. A decisão, determinada durante uma reunião na Federação Paulista de Futebol (FPF) e satisfaz boa parte dos integrantes que eram contra esse item.
Uma reunião nesta sexta-feira (26) vai oficializar a retirada das garantidas. Com isso, os clubes do Campeonato Brasileiro de 2025, o primeiro a ser organizado pela nova liga de futebol vão ter, ao menos, o mesmo valor em cotas do que o de 2023.
Por outro lado, se a competição faturar menos daqui a dois anos, a distribuição dessas receitas vai acontecer de forma proporcional, com respeito a porcentagem de hoje.
Sendo assim, o Timão e o Rubro-Negro ainda vão receber valores acima dos demais. A diferença está na garantia que agora dá um risco aos clubes de receber menos e distribuir o prejuízo com os outros 18 participantes.
A previsão de receitas para 2025 é maior do que a de 2023. Com isso, 40% seria distribuído igualmente entre todos. Outros 30% segundo a audiência e mais 30% segundo a tabela de classificação. Se os ganhos forem superiores a R$ 4 bilhões, a divisão mudaria pra 45-30-25.
Na hipótese de que o time com maior audiência termine na primeira colocação, e o de pior encerrasse sua participação na lanterna do Campeonato Brasileiro, a diferença entre eles seria de apenas 3,3 vezes.
A Forte Futebol, principal rival da Libra neste momento tem os seguintes times: Flamengo e CorinthiansABC, Athletico, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Sport, Vila Nova e Tombense.