Um fato inusitado despertou a curiosidade de muitos torcedores e amantes do futebol. Os homônimos Botafogo, Botafogo-SP e Botafogo-PB vivem grande fase nas séries A,B e C do campeonato brasileiro, respectivamente.
Apesar de duas das três equipes terem começado a temporada com desempenhos ruins nos campeonatos estaduais, “os Botafogos” são destaques das suas competições nacionais.
O ano dos “Botafogos”?
Confira a situação de momento dos clubes homônimos em suas respectivas divisões no futebol brasileiro:
Botafogo do Rio de Janeiro
O Botafogo do Rio começou a temporada de maneira conturbada, mas é o grande destaque até aqui do Brasileirão. A equipe de Luís Castro começou o ano sequer avançando para a semifinal do campeonato carioca.
A equipe ficou na 5ª colocação da Taça Guanabara e teve que disputar a Taça Rio. O clube também quase foi eliminado da Copa do Brasil.
Após conquistar a Taça Rio diante da Portuguesa-RJ, o Botafogo encontrou seu bom futebol no Brasileirão. Comandado pelo atacante Tiquinho Soares, artilheiro do campeonato brasileiro com seis gols, o time é o líder da competição com 15 pontos.
Botafogo-SP
Já o Botafogo-SP superou as expectativas no campeonato paulista. A equipe de Ribeirão Preto se classificou para o mata-mata, deixando o Santos pelo caminho na fase de grupos.
Nas quartas de final, porém, a equipe foi eliminada pelo Red Bull Bragantino. A campanha no Paulistão deu moral para o elenco, que ocupa a 5ª colocação da série B do campeonato brasileiro.
A Pantera tem quatro vitórias e duas derrotas nas seis primeiras rodadas do campeonato e está colada no G-4. O Botafogo-SP busca o acesso para voltar a jogar a série A, o que aconteceu desde 2001.
Botafogo-PB
Por fim, o Botafogo-PB teve o pior início de temporada. O Belo foi eliminado na segunda fase da Copa do Nordeste, na primeira da Copa do Brasil e caiu na semifinal do campeonato pernambucano após ser goleado pelo Sousa por cinco a um.
Entretanto, a chegada do técnico Felipe Surian e uma reformulação no elenco “mudaram a chave” do time. O Botafogo-PB está invicto na série C, com duas vitórias e um empate em três jogos.
O sonho do Belo é sair da série C do campeonato brasileiro. A equipe já está há dez anos na competição e espera sair nesta temporada.